sábado, 26 de outubro de 2013

Anorexia x Bulimia

“Estou acima do peso e quero emagrecer”. Muitas mulheres podem se reconhecer ao ler essa frase, geralmente quando estão à procura do corpo que julgam perfeito, com índices de gordura bem abaixo do padrão considerado saudável pela medicina. 

Diferenças“Bulimia e anorexia são transtornos alimentares, classificados como doenças mentais", explica a psiquiatra Angélica de Medeiros Claudino, coordenadora do Proata/Unifesp. Homens e mulheres sofrem com os problemas, mas de maneiras diferentes. A chamada “distorção corporal” – pela qual a pessoa se enxerga bem mais gorda do que de fato é –, por exemplo, é bem mais amena entre os homens anoréxicos, que não se percebem tão diferentes do que realmente são. As mulheres, por sua vez, não aceitam o corpo, por mais magras que estejam, mas são menos resistentes ao tratamento.


• Como identificar uma pessoa com bulimia ou anorexia nervosas

Sinais mais visíveis 
- Não se alimenta na frente de outras pessoas: diz que já comeu ou que ainda vai comer
- Mesmo muito magra, age como estivesse sob dieta, controlando as calorias dos alimentos que ingere e revelando medo excessivo de engordar
- Faz exercícios compulsivamente e mostra-se culpada quando não se exercita
- Dissimula a aparência, usando roupas folgadas e penteados que escondem a proeminência das maçãs do rosto
- Afasta-se das pessoas, tornando-se desconfiada e agressiva
- Apresenta sintomas de desnutrição: tontura, desmaio, fadiga, sono ou insônia e inchaço no corpo, especialmente nas pernas
- Emagrecimento súbito, sem motivo aparente

Sinais menos visíveis
- Vômitos após as refeições: visitas sistemáticas e demoradas ao banheiro depois de comer podem denunciar a prática
- Uso de laxantes e diuréticos: queixas de cólicas abdominais, inflamações anais ou descontrole intestinal dão os sinais


• Palavra do Especialista
O pensamento fixo na magreza e a busca pelo corpo ideal são características fundamentais para entender duas doenças que rondam homens e mulheres jovens, especialmente os adolescentes. Anorexia e bulimia nervosas são transtornos alimentares classificados como doenças mentais. No entanto, os dois males possuem diferenças significativas que, quando detectadas de maneira correta, podem ser a chave para o sucesso do tratamento. Marco Antonio De Tommaso, psicólogo e membro da Associação Brasileira para Estudos sobre a Obesidade, é especialista no assunto e explica quais são as causas dos males, suas consequências e o que se deve fazer diante de um paciente. 

Qual é a origem dessas doenças?
A anorexia e bulimia nervosas existem há muito tempo, desde a época em que beatas ou candidatas a santas se purgavam e faziam jejum, como Catarina de Siena, no século XVI. Mas recorrência dessas doenças aconteceu na segunda metade do século XX, quando a busca pelo corpo ideal tornou-se parte bem viva da nossa sociedade.

Quais são suas causas?
As causas podem ser diversas. Nos transtornos alimentares, já existe uma predisposição genética da pessoa que desenvolve a doença. Além disso, os males podem se manifestar em pessoas com baixa auto-estima ou extremamente preocupadas com a beleza, influenciadas pela cultura do corpo magro e a busca pelo peso ideal. Esses são os chamados fatores desencadeantes.


É difícil para o paciente de transtornos alimentares se assumir doente?
Sim. O anoréxico não pensa que está doente, ele acredita constantemente que está acima do peso. E ele nunca procura tratamento médico por causa da anorexia propriamente: isso pode ocorrer por conta da depressão ou outras consequencias da doença. Já os pacientes de bulimia nervosa costumam procurar tratamento de forma menos complicada. Na maioria das vezes, eles têm vergonha do que sentem, mas se assumem doentes com mais facilidade.

Algum indício indica para a própria pessoa que ela sofre da doença?
Se você só fala em forma física, calorias e dietas, faz exercícios compulsivamente, deixa de sair com amigos para malhar ou por que não quer comer e emagreceu subitamente, fique atento. São os sinais.




Essa Matéria foi feita pela revista VEJA. A matéria mostra que essas doenças não só atingem as mulheres, como também os homens. Portanto eu postei aqui o que achei mais relevante quanto a características e relatos de especialistas que fazem comparações da Anorexia com a Bulimia. Quem quiser ver a matéria completa, clica aqui: "Anorexia & Bulimia: Assunto para homem. Revista Veja."

Nenhum comentário:

Postar um comentário