sábado, 26 de outubro de 2013

Anoréxica... eu? Bulímica? Não, jamais! (Parte II)

Como eu já havia contado aqui "Anoréxica... eu? Bulímica? Não, jamais! (Parte I)", eu resolvi fazer uma análise de mim mesma, pra saber se eu tenho anorexia e/ou bulimia, como as pessoas dizem. E então eu fiz pesquisas e postei tudo aqui no blog. Eu pesquisei sobre o que é Anorexia e sobre o que é Bulimia, e ainda por cima achei uma matéria da revista Veja, fazendo uma comparação com Anorexia vs Bulimia.

Bom, então vamos lá...
Segundo a minha postagem, que foi tudo retirada dos links que eu postei no final de cada postagem, eu vou apenas colocar aqui os sintomas e o que eu reconheço que tenho de Bulimia e Anorexia.
Pra vocês se situarem, eu estou indo na ordem, acompanhem a postagem e o que eu estou dizendo que fica mais fácil de entender.



BULIMIA (Meus sintomas) - Leiam todos os sintomas da Bulimia, aqui. E acompanhem nesse post o que eu admito ter/fazer.

"Tentativas para evitar o ganho de peso com jejuns, exercícios, vômitos autoinduzidos, laxantes, diuréticos e/ou enemas. "
Sim, eu evito ganhar peso fazendo jejus, usando laxantes e vomitando, mas nunca com enema e nem exercícios.

"Consequências:
- Fadiga
- Irregularidade ou perda da Menstruação
- Obstipação
- Humor depressivo e variável
- Cabelo: - enfraquecimento e queda de cabelo.
- Outros: -Tonturas e dores de cabeça; falta de ar; dores no peito e morte."
Sim, eu tenho muito das consequências da bulimia. Eu tenho fadiga, falta da menstruação, prisão de ventre, humor variável, queda de cabelo, tonturas,  dores de cabeça e no peito. Das 9 consequências, eu admito que tenho 6 delas.

"Os principais métodos para a perda de peso são...
- Auto indução de vômitos
- Jejuns prolongados
- Uso de laxantes diuréticos e enemas
- Dietas ineficientes e não saudáveis"
Também... não preciso nem comentar mais nada sobre isso, né? Dos 6 métodos compensatórios, eu admito que tenho 4.

"Fatores psicológicos
- Baixo auto estima
- Pensamento de "tudo ou nada"
- Ansiedade elevada
- Perfeccionismo
- Dificuldade de encontrar formas saudáveis de obter prazer e satisfação
- Excessivamente críticos
- Excessivamente exigentes
- Insatisfação constante"
Sim, eu tenho todos os fatores psicológicos iguais aos de uma pessoa com bulimia.

"Efeitos da Bulimia na mente:
- Depressão
- Pensamentos suicidas
- Mudanças de humor e sentimento geral de instabilidade emocional
- Distúrbios do sono
- Imagem corporal baixa e auto-estima distorcida"
Dos 7 efeitos da bulimia na mente, eu tenho5 deles.

"• Tenho Bulimia?
Como até me sentir mal?
Resposta: NÃO
A dieta alimentar domina a minha vida?
Resposta: SIM
Estou obececada com o meu corpo e peso?
Resposta: SIM
Tenho medo de que quando começar a comer, não serei capaz de parar?
Resposta: NÃO
Sinto-me culpada envergonhada ou deprimida depois de comer?
Resposta: SIM
Vomito ou tomo laxates para controlar o peso?
Resposta: SIM

Se respondeu sim à maior parte então está em risco de ter bulimia ou ter outro disturbio alimentar."

"• Outras Características
"Essas pessoas podem tentar passar um dia ou mais sem comer na tentativa de perder peso, muitas vezes entrando em um repetitivo ciclo de intensa restrição alimentar alternadas com farras culposas que o levam de novo ao sistema compensatório..."
"O bulímico geralmente se encontra com peso normal, levemente aumentado ou diminuído (mas não chegando à magreza da anorexia). Essa aparência de normalidade muitas vezes dificulta que se identifique o problema, o que muitas vezes leva a uma demora em se procurar ajuda."
 
"Pacientes bulímicos costumam envergonhar-se de seus problemas alimentares e, assim, buscam ocultar seus sintomas. Dessa forma, as compulsões periódicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas próximas."

 "A bulimia costuma causar sofrimento psíquico e afeta áreas diversas do sujeito. O bulímico não tem prejuízo somente da sua relação com a comida ou da sua relação com seu corpo. Ele se vê afetado em suas relações sociais - uma vez que festas e confraternizações envolvem alimentação. Ele se vê atormentado por uma questão que lhe é cotidiana (alimentação) e que não pode ser evitada, uma vez que todo indivíduo precisa se alimentar.Isso demonstra a dificuldade de se lidar com o transtorno alimentar (tanto para o sujeito que se vê afetado, quanto pelos demais à sua volta)"
"As bulimicas semelhante as anoréxicas, estão envolvidas de forma obsessiva com  a forma e peso dos seus corpos. Uma pessoa com bulimia poderá checar seu peso e forma de maneira obsessiva. Esta "checagem" pode se manifestar através de pesagens freqüentes (varias vezes ao dia), observação de si mesmas no espelho, e medição de varias partes do corpo com fitas métricas ou com as próprias mãos. Para as bulimicas, a auto estima esta diretamente vinculada ao seu peso e forma  corporal. "

"A Bulimia Nervosa têm como características comuns uma intensa preocupação com o peso e o medo excessivo de engordar, uma percepção distorcida da forma corporal, e a auto-avaliação baseada no peso e na forma física."

"Aumento de interesse pela imagem e/ou peso.Grande obsessão pelo peso, constantemente se acham gordas e tem verdadeiro pânico de engordar .Por isso se preocupam excessivamente quando outras pessoas fazem algum comentário sobre seu aspecto físico."

"Obsessão pela comida   e ligação com  a cozinha, constantemente fala sobre dietas e sobre a quantidade de calorias dos alimentos. Muitas vezes gosta de cozinhar para a família, pode colecionar receitas e gosta de controlar a comida que existe m casa, fazendo listas de compras, ou, comprando os alimentos."

"Consideram que o aspecto físico tem muito valor como meio para conseguir  êxito em qualquer área da sua vida""
De todas as características da bulimia, eu me achei mais parecida com essas, das 11 citadas no texto, eu contei que tenho 9 delas.
 
 
ANOREXIA (Meus sintomas) - Leiam todos os sintomas da Anorexia, aqui. E acompanhem nesse post o que eu admito ter/fazer.

"A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico."
Vivo em dietas, e vocês sabem disso... então... nem preciso confirmar que isso acontece comigo.

"A pessoa que possui essa doença limita severamente a quantidade de comida ingerida, comendo tão pouco quanto possível."
De novo? eu preciso comentar? Sim, eu limito a quantidade de comida ingerida, o menos possível.

"O medo de engordar leva a pessoa a buscar várias estratégias para perder peso, como o uso de laxantes e diuréticos, jejuns, vômitos induzidos, dietas mirabolantes e exercícios físicos intensos."
É, quase a mesma coisa da bulimia, né? Sim... eu uso várias estratégias pra emagrecer, entre elas essas que foram citadas, menos esses exercícios intensos.

" • Sinais que indicam a Anorexia:
→     Depressão, ansiedade e irritabilidade;
→     Isolamento da família e amigos;
→     Comer escondido;
→     Amenorreia (interrupção do ciclo menstrual);
→     Obsessão pelo peso corporal;
→     Recusa em participar de refeições junto à família;
→     Saltar refeições;
→     Fadiga;
→     Sono excessivo."

Eu tenho principalmente depressão e irritabilidade; salto refeições, sono excessivo e obsessão pelo meu peso. De 14 sinais de Anorexia, eu admito ter 9 deles.

" • Sintomas da Anorexia
- Pele manchada ou amarelada, seca e coberta por pelos finos
- Pensamento confuso ou lento, junto com memória ou julgamento deficientes
- Depressão
- Boca seca
- Perda de resistência óssea
- Ter medo enorme de ganhar peso ou ficar gorda, mesmo quando estiver abaixo do peso normal
- Recusar-se a manter o peso no que é considerado normal ou aceitável para sua idade e altura (15% ou mais abaixo do peso normal)
- Ter uma imagem corporal muito distorcida, ser muito focada no peso ou na forma corporal e se recusar a admitir a gravidade da perda de peso
- Não ter menstruado por três ou mais ciclos (em mulheres)

As pessoas com anorexia podem limitar gravemente a quantidade de comida que ingerem e depois provocar vômitos. Outros comportamentos incluem:

- Cortar a comida em pequenos pedaços ou movêlos no prato em vez de comêlos
- Ir ao banheiro imediatamente após as refeições
- Usar comprimidos para urinar (diuréticos), evacuar (enemas e laxantes) ou reduzir o apetite (comprimidos para perda de peso)"
Sim, eu tenho muito desses sintomas, mas... o que isso quer dizer? De 17 sintomas, eu admito que tenho 12 deles.

"• Outras características:
- Busca pela perfeição ou foco exagerado em regras
- Ser muito preocupado ou dar muita atenção ao peso e à forma
- Determinadas ideias sociais ou culturais sobre saúde e beleza
- Auto imagem negativa

"Em geral a evolução da anorexia é rápida porque o paciente é capaz de passar vários dias sem ingerir nenhum alimento e as vezes apenas água, podendo levar à incapacidade de produção hormonal nas meninas por exemplo podem nunca chegar à menstruar ou desenvolver os órgão reprodutores internos."

"É caracterizada pela recusa em manter um peso corporal e um medo obsessivo de ganhar peso devido a uma distorcida imagem de si próprio, que pode ser mantido por conclusões erradas, com base cognitiva ao invés de provas, que alteram a forma como o indivíduo afectado avalia o seu corpo, e a comida que come."

"Com o avanço da doença, começam a surgir pensamentos irracionais, tais, como:
- Começam a fazer regras sobre os alimentos. Um exemplo é a eliminação de produtos lácteos ou carne, porque são percebidos como altamente calóricos.
- Criar rituais sobre como os alimentos devem ser consumidos, como mastigar os alimentos um certo número de vezes.
- Desenvolver um medo de comer, temendo o ganho de peso.
- Perder a capacidade de sentir fome ou aprender a ignorar a sensação de fome."

"Medo intenso de ganhar peso ou de se tornar gordo, mesmo estando com peso abaixo do normal.Os indivíduos com este transtorno têm muito medo de ganhar peso ou ficar gordos . Este medo intenso de engordar geralmente não é aliviado pela perda de peso. Na verdade, a preocupação com o ganho de peso freqüentemente aumenta à medida que o peso real diminui."

"A perda de peso em geral é obtida, principalmente, através da redução do consumo alimentar total. Embora os indivíduos possam começar excluindo de sua dieta aquilo que percebem como sendo alimentos altamente calóricos, a maioria termina com uma dieta muito restrita, por vezes limitada a apenas alguns alimentos.""
Das 14  características, eu me acusei em 9 delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário